quarta-feira, 23 de outubro de 2013

RD Client: Apresentação e Tutorial


A Microsoft disponibilizou, recentemente, um app que permite comandar o Windows remotamente através de outros gadgets que utilizam iOS ou Android. Este aplicativo é o RD Client (iOS, Play Store).

Tudo bem, esta não é a primeira ferramenta do tipo. Há outras ferramentas disponíveis que permitem trabalhar com este tipo de função: TeamViewer, LogMe in e Vnc Viewer, são alguns dos exemplos. No entanto, agora é possível utilizar um aplicativo oficial disponibilizado pela própria Microsoft, o que, a primeira vista, parece bem interessante e curioso.
Curioso?!

Sim, curioso. Há um ponto que logo chama atenção e vale ser observado. A Microsoft também compete no segmento de tablets, onde o iPad é o tablet que domina o segmento atualmente. Por que então disponibilizar gratuitamente uma ferramenta como estas nos tablets da concorrência? Bem, talvez esta medida tenha em mente apresentar aos usuários de iPads e tablets com Android como seria utilizar um tablet com Windows 8. Interessante, não? Devo admitir que achei uma boa proposta e resolvi testar.

Quanto ao aplicativo ele não é assim tão intuitivo durante o processo de configuração. Na realidade chega a ser meio chato, mas, como a curiosidade era grande, tive que colocar para funcionar.

  • Configurando o acesso:


Primeiramente é necessário permitir conexões remotas no computador que se deseja ter acesso. Para isso é preciso acessar a janela de propriedades do sistema:


No Windows 8.1, para ter acesso direto à janela acima basta digitar “permitir o acesso remoto ao computador” no menu iniciar.
Feito isso, marque as opções conforme a ilustração acima e clique no botão selecionar usuários.

No meu caso meu usuário da máquina já estava com acesso permitido. Desta forma, se nesta tela seu usuário já tiver acesso permitido, basta clicar em ok. Caso contrário, será necessário adicionar usuário com acesso.

  • Configurando o aplicativo:


Os passos anteriores foram apenas para que o Windows permitisse acesso remoto. Agora é necessário configurar a conexão através do aplicativo.

Na tela inicial do aplicativo selecione New Remote Desktop.


Logo em seguida entre com seu IP no campo PC name e salve as alterações.


Após definir o IP, entre no campo User name e insira suas credenciais. Aqui a dica é utilizar o nome da conta de usuário do windows no campo User name (a mesma que foi autorizada na Tela "Usuários da área de trabalho remota" apresentada no início deste tutorial) e a senha da acesso da conta no Windows no campo Password.


No campo Gateway não altere nada. Deixe-o com a mensagem mostrada na ilustração abaixo:

Finalizados os passos acima, basta tocar na região marcada para que o acesso remoto se inicie:

Se os passos acima tiverem sido seguidos de maneira correta, o aplicativo estabelecerá a conexão e a Área de Trabalho do seu computador será apresentada no display do dispositivo móvel.

Realizei o teste em um iPad 3ª geração e foi possível ter uma boa experiência quanto ao uso de um tablet com Windows. A resposta aos toques foi praticamente imediata. Abrir aplicativos, acessar pastas e navegar pela internet foram atividades tranquilas. No entanto, acessar o menu iniciar com a interface metro não foi uma boa experiência. As transições se mostravam bastante lentas e travadas, tornando o uso um tanto chato. Quanto aos vídeos foi possível reproduzi-los, porém não de forma apropriada. Os movimentos das animações ficavam congelados e era impossível assisti-los como desejado.

No geral, pode-se dizer que o aplicativo cumpre o que promete. As experiências de acesso remoto não costumam ser perfeitas em muitos casos, mas para realizar atividades mais básicas o aplicativo pode ser utilizado sem problemas. 

Caso não tenham conseguido configurar e utilizar o RD Client podem deixar suas dúvidas ou comentários.


















3 comentários:

  1. Tentei configurar o RD Client seguindo todos os passos. Mas no meu Ipad mostra uma mensagem "Unable to connect to remote PC. Please verify Remote Desktop is enable, teh remote PC is turned on and avaiable on de network, and then try again."

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem que baixar um aplicativo de VPN. Uso o Capsule Mobile.

      Excluir
  2. pode me mandar resposta para luizpy@terra.com.br

    ResponderExcluir